9 mitos e verdades sobre alergia

Não importa a época do ano à alergia é um problema que já afeta cerca de 30% da população brasileira, segundo estudos da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).

Já outra informação da Organização Mundial da Alergia mostra que 40% da população mundial têm alguma alergia. A organização ainda estima que o número de asmáticos no mundo chegue a 400 milhões de pessoas até 2025.

“A alergia não tem cura, mas com algumas informações e dicas conseguimos controlar e viver tranquilamente”, menciona o Diretor de Comunicação da Sterilair, Felipe Prado. O especialista separou alguns mitos e verdades sobre alergia e crises alérgicas. Veja abaixo:

Verdade – O ar poluído das cidades e as mudanças climáticas contribuem para o problema.

Mito – Bombinhas para asma fazem mal ao coração. As bombinhas possuem broncodilatadores que relaxam os músculos e melhoram a passagem do ar.

Verdade – Alergia é incurável, mas é controlável. Tratamentos à base de cloreto de sódio, água purificada e cloridrato de fexofenadina controlam a irritação.

Mito – Mulheres grávidas não podem usar remédios para asma ou rinite. Com indicação médica, a gestante pode ingerir medicamentos.

Mito – Ar-condicionado faz mal para alérgicos. É importante saber usar o aparelho para ele não desencadear problemas, então faça a limpeza completa e mantenha a manutenção em dia para não sofrer com a poeira e bactérias.

Mito – Todo antialérgico dá sono. Só os anti-histamínicos clássicos de primeira geração, ou seja, os medicamentos mais antigos. Os medicamentos com novas fórmulas não causam sonolência e nem aumento de apetite.

Verdade – Produtos de limpeza causa alergia. Geralmente, os produtos para higienização doméstica contêm mais de um item em sua fórmula. Por vezes o corpo não identifica algum desses componentes, pode ser o cheiro, textura, acidez, etc.

Verdade – Crise alérgica pode levar à morte. Alergias a medicamentos, alimentos e a picada de insetos, como abelha e marimbondo, podem matar.

Verdade – Alimentos podem causar alergia. As alergias alimentares mais comuns na infância envolvem ovo, leite, amendoim, frutos do mar e soja. Já entre os adultos, são mais alérgicos a peixe, amendoim, frutos do mar e frutas secas.

Dicas para se manter longe das crises de espirro
— Uma vez por ano, substitua os travesseiros velhos por novos
— Tenha um esterilizador de ar
— Vire o colchão da sua cama, pelo menos, a cada 15 dias
— Use capas laváveis nos sofás
— Para limpeza diária da casa, use água, sabão e produtos sem aromas fortes/neutros
— Abra as janelas e deixe a casa ventilada pelo menos em um turno do dia
— Troque as roupas de cama todas as semanas

9 mitos e verdades sobre alergia

Geral, Saúde | 0 Comments